Campo Limpo: Prefeitura libera cerca de 9 milhões para pavimentar 25 vias com asfalto ecológico

A Prefeitura de São Paulo está liberando cerca de R$ 9 milhões para pavimentar 25 ruas de terra com asfalto ecológico. O novo material é composto por resíduos de demolição dos edifícios São Vito e Mercúrio e será usado como sub-base para asfaltar mais de 41 mil m² de vias. A previsão é que a iniciativa gere uma economia de até 30% em relação ao asfalto comum. Apenas nesta etapa o município está deixando de gastar cerca de R$ 3 milhões.

A iniciativa contribuirá para minimizar o impacto ecológico que esse tipo de material produz sobre o meio ambiente, quando não recebe a destinação correta. Ao final dos serviços, que devem ter início na primeira quinzena de maio, a cidade contará com 7,4 quilômetros de asfalto novo. As vias ou trechos que serão beneficiados estão localizados em nove subprefeituras – Cidade Ademar, Campo Limpo, Casa Verde, Freguesia do Ó/Brasilândia, Guaianazes, Jaçanã/Tremembé, Pirituba/Jaraguá, Perus e São Miguel.

O resíduo de obras e construções será utilizado em duas das camadas que compõem o pavimento da Cidade: a sub-base e a base do asfalto. No asfalto comum a sub-base é formada por britas, pequenas pedrinhas adquiridas em pedreiras. No asfalto ecológico esta camada será formada por restos de construção em geral. Com isso dá-se uma destinação correta para o entulho que acabaria sem utilidade e ainda economiza-se o dinheiro público que seria investido na compra das pedras.





Sobre essa sub-base será acrescentada uma outra camada: a base. Esta é composta por material proveniente da fresagem de ruas que estão recebendo recapeamento. A fresa é enriquecida com um tipo de resina específica para a aderência ao material e que permite a reutilização.

Todas as ações, além de gerar economia aos cofres públicos, também contribuem com a preservação dos recursos minerais, e consequentemente há uma ganho relacionado às questões ambientais. Até agora foram retirados aproximadamente 11,3 mil m3 de materiais demolidos dos prédios. Trata-se de pouco mais de 19,2 mil toneladas que deixaram de ser encaminhados para os aterros sanitários, aumentando assim, a vida útil destes locais. “É princípio desta gestão a otimização do gasto do dinheiro público, bem como o desenvolvimento de iniciativas de preservação do meio ambiente”, destaca o secretário de Coordenação das Subprefeituras.

Fonte: Prefeitura de S. Paulo





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