Campo Limpo: Prefeitura entrega obras de canalização do Córrego Pirajuçara

O prefeito de São Paulo entregou na manhã desta quinta-feira (06) as obras de canalização de 1.620 metros do Córrego Pirajuçara. Localizado na região do Campo Limpo, Zona Sul da Capital, o empreendimento conta com um total de 18,5 quilômetros de extensão. Do total canalizado nesta etapa da intervenção, 1.420 metros estão entre a ponte da Estrada Velha de Itapecerica e a ponte da Rua Timborana. Já os outros 200 metros canalizados fazem parte do Córrego Olaria, afluente do Pirajuçara. Além disso, também foram construídos dois reservatórios de bombeamento – um próximo à Rua Clemente Argolo, no Parque Esmeralda, com capacidade de armazenar 2.900m³, e o outro, instalado próximo à Rua Canuanã, no Jardim D´Orly, com capacidade para armazenar 3.500 m³ de água. Após o término da obra no trecho, a largura do Córrego Pirajuçara passou para 11 metros e o córrego Olaria ficou com 9,5 metros.

“É muito gratificante encerrar uma gestão de sete anos trabalhando até o último dia, entregando e iniciando obras, e a canalização do córrego Pirajuçara é uma delas. Dificilmente a população dessa região vai voltar a sofrer com enchentes, como acontecia tempos atrás”, destacou o prefeito.

Para quem vive na região, as obras melhoraram a qualidade de vida da população. “Melhorou 100%. Quando chovia aqui no Parque Esmeralda, a água chegava a mais de dois metros de altura, com índice pluviométrico de 60 m³ por segundo. Hoje, nós não temos mais isso por aqui”, destacou o líder comunitário Djalma Kutxfara, presidente da Associação de Combate a Enchentes no Pirajuçara e Poá (CEPP).

As obras da Bacia do Pirajuçara começaram em 2006. O trecho entregue nesta quinta-feira complementa a canalização de outros 1.100 metros entre a Estrada do Campo Limpo e a Rua Eliseu de Almeida, construído em parceria com o Governo do Estado, e o Piscinão Sharp, que tem capacidade de armazenar 500 mil m³ de água.





“Os dois reservatórios construídos atenderão junto com os piscinões existentes mais de 50 mil famílias, as quais não terão mais o pesadelo permanente das enchentes. Dentro desse contexto, essa obra ficará marcada na comunidade da Zona Sul, atendendo e recebendo a água da chuva que vem de afluentes de outros municípios”, disse o secretário de Coordenação das Subprefeituras.

De acordo com o secretário de Infraestrutura Urbana e Obras, as novas obras para a prevenção de enchentes devem ser iniciadas. “Essa é apenas mais uma meta cumprida e o município terá ainda mais obras em andamento”, disse. Hoje nós temos mais de R$ 700 milhões em recursos para esta finalidade”, citou.

Obras antienchentes

A Prefeitura de São Paulo aumentou o investimento em obras antienchentes desde 2005, onde foram contratadas obras de drenagem nas bacias dos Córregos Água Branca, Cordeiro, Ponte Baixa, além do Piscinão Abegoária. Em 2006, a Siurb concluiu a canalização do córrego na divisa com a cidade de Taboão da Serra e a construção do sistema viário próximo ao Piscinão Cedrolândia, também conhecido como Eliseu de Almeida.

Em novembro de 2010, foi concluída a recuperação da galeria do Córrego Pirajuçara ao longo da Avenida Eliseu de Almeida, com a recuperação estrutural das paredes laterais, laje de cobertura e revestimento do fundo com peças pré-moldadas de concreto armado. Além da galeria, a Siurb recuperou também a calha no trecho entre a Estrada do Campo Limpo e a Estrada Velha de Itapecerica.

Também foram entregues obras de intervenções nas bacias dos Córregos Aricanduva e Pirajuçara, além de um piscinão que atende o bairro Jardim Romano, na Zona Leste de SP.





Deixe seu comentário