Campo Limpo está no circuito da primeira edição da Virada Sustentável

A cidade de São Paulo será espaço da primeira Virada Sustentável, nos dias 4 e 5 de junho,  com mais de  180 atrações espalhadas por cerca de 60 espaços da Capital, incluindo parques e praças. Organizada pela Virada Sustentável Eventos, a virada tem o apoio da Secretaria do Verde e do Meio Ambiente (SVMA), da Secretaria do Meio Ambiente (SMA) do Estado e da Secretaria Especial dos Direitos da Pessoa com Deficiência.

Os parques Ibirapuera, Trianon e Santo Dias, administrados pela SVMA, recebem, nos dias 4 e 5, diversas atividades relacionadas à programação da Virada Sustentável. O evento visa a ampliar, por meio da arte e da cultura, o conhecimento sobre sustentabilidade em São Paulo. No primeiro dia, as atividades vão das 8h30 às 24h e, no domingo, das 8h às 20h.

A abertura oficial será no dia 4 de junho, às 8h30, no Parque Ibirapuera, palco de mais de 25 atividades do evento – meditação, ioga, tendas terapêuticas, passeio para identificação das árvores, contação de histórias infantis, exposições, música, oficinas e jogos com enfoque no meio ambiente. No Parque Trianon, haverá uma trilha urbana para observação do céu da avenida Paulista no sábado, 4, às 18h30. A atividade será realizada em parceria com a Argonavis Astroclube.

A Virada Sustentável da Kebrada, que ocorrerá no Parque Santo Dias, em guia do bairro Capão Redondo, apresentará um debate sobre como as redes podem ampliar o conceito de sustentabilidade nas comunidades do entorno. A iniciativa é da União Popular de Mulheres de Campo Limpo e Adjacências, Departamento de Gestão Descentralizado Sul I e Administração do Parque Santo Dias.

“A Virada Sustentável teve a preocupação, desde o início, de pulverizar sua programação em diferentes locais da Cidade, de forma a evitar grandes deslocamentos e, principalmente, grandes aglomerações em um único local. Outro cuidado foi o de não promover o evento apenas em locais visitados pela população das classes média e alta, o que explica a presença de diversas atividades nas regiões periféricas da Cidade, como os bairros de Capão Redondo, na Zona Sul, ou Belém, na Zona Leste”, explica o jornalista André Palhano, organizador do evento.





Além das atividades nos parques municipais, a Capital será tomada por diversas atrações em diferentes pontos. Todas as atividades são gratuitas. A programação completa pode ser conferida no site www.viradasustentavel.com.

Segunda Sem Carne

Ainda durante a Virada Sustentável haverá mobilização da Campanha Segunda Sem Carne, organizada em São Paulo pela Sociedade Vegetariana Brasileira, com apoio da Secretaria do Verde e do Meio Ambiente. Palestras, quiosques temáticos e vídeos serão disponibilizados no Conjunto Nacional, na entrada da alameda Santos, para os interessados em conhecer o tema.

A campanha se propõe a conscientizar as pessoas sobre os impactos que o uso de carne para alimentação tem sobre o meio ambiente, a saúde humana e os animais, convidando-as a tirar a carne do prato uma vez por semana e a descobrir novos sabores.

Parceira do evento, a Livraria Cultura desenvolverá algumas atividades sobre o tema durante a virada.Um quiosque montado na entrada da livraria pela alameda Santos explicará a campanha para quem ainda não conhece os fundamentos. No quiosque haverá ainda dicas, distribuição e venda de artigos da campanha e degustação de comidas sem carne.

No dia 4, das 18h às 22h, ocorrerão bate-papos com especialistas na sala de cursos da livraria. Cada especialista se aprofundará em um tema relacionado ao consumo de carnes, conforme a programação:

18h  –  Meio ambiente e consumo de carnes: qual a relação?

Guilherme Carvalho (biólogo e gerente de Campanhas da HSI no Brasil e coordenador do Departamento de Meio Ambiente da SVB)

18h45  –  Benefícios da alimentação sem carne

Dr. Eric Slywitch (médico nutrólogo e coordenador do Departamento de Medicina e Nutrição da SVB)

19h30  –  Cultura de paz e qualidade de vida

Dr. Celso Galhardo Monteiro (médico homeopata e antroposófico e professor de Qualidade de Vida do Brahma Kumaris)

20h15  –  Alimentação na infância

Ana Ceregatti (nutricionista)

21h  –  Comer animais? Uma discussão sobre ética e comportamento

Natália Albuquerque (bióloga e mestranda em psicologia experimental com ênfase em comportamento animal na Universidade de São Paulo).

Fonte: Prefeitura de S. Paulo





Deixe seu comentário