Campo Limpo: Obras de canalização e construção de reservatório na bacia do Córrego Pirajussara

O Córrego Pirajussara nasce em Embu das Artes e marca a divisa do município de São Paulo, no distrito de Campo Limpo (margem direita), com os municípios de Embu das Artes e a cidade de Taboão da Serra (margem esquerda).

Com aproximadamente 18,5 km de extensão ele é afluente da margem esquerda do rio Pinheiros. A bacia está localizada no setor oeste da Região Metropolitana da Grande São Paulo e abrange uma área aproximada de 73,1 km.

A Secretaria de Infraestrutura Urbana e Obras, SIURB, está executando as obras de construção de dois reservatórios (Parque Esmeralda e Jardim D’orly) e a canalização de 1.420 metros do córrego Pirajussara, entre a ponte sobre a Estrada Velha de Itapecerica e a ponte da rua Timborana, além de 200 metros de canalização do córrego Olaria, afluente do Pirajussara, região do Campo Limpo. Estas obras irão minimizar o impacto das chuvas nas áreas baixas do córrego Pirajussara, que são mais suscetíveis a inundações.

O dique tem cerca de 840 metros no córrego Pirajussara, e a partir dos estudos hidráulicos e hidrológicos realizados, a altura estabelecida é de 0,5 metro a 1,2 metro acima da linha atingida pela água, calculada para recorrência de 100 anos. Após o término da obra a largura do córrego Pirajussara no trecho será 11 metros, e no córrego Olaria de 9,5 metros.

Estão em construção dois reservatórios. Um localizado próximo à rua Clemente Argolo, no Parque Esmeralda, com capacidade de armazenar 2.900 m³ ou 2.900.000 litros. Este piscinão terá quatro bombas com capacidade de 310 litros por segundo.

O outro está localizado próximo à rua Canuanã, no Jardim D’Orly, e terá capacidade de armazenar 3.500 m³ ou 3.500.000 litros. Este reservatório terá oito bombas com capacidade de 310 litros por segundo.





Durante os primeiros meses de 2011 foi executado o projeto executivo da obra e a licença ambiental. Em meados de agosto as obras civis foram iniciadas. O prazo é de 540 dias. O contrato foi assinado em março de 2011, no valor de R$ 87,5 milhões. As obras estão com aproximadamente 45% do total concluídas.

Córrego Pirajussara – primeiras obras
Em 2006 a SIURB concluiu a canalização do córrego na divisa com Taboão da Serra, e a construção do sistema viário próximo ao piscinão Cedrolândia (também conhecido como Eliseu de Almeida).

Em novembro de 2.010 a secretaria concluiu a recuperação da galeria do córrego Pirajussara ao longo da Av. Eliseu de Almeida com a recuperação estrutural das paredes laterais, laje de cobertura e revestimento do fundo com peças pré moldadas de concreto armado. A obra foi executada sem interromper o trânsito de veículos na avenida. Além da galeria da avenida Eliseu de Almeida a SIURB recuperou a calha no trecho entre a Estrada do Campo Limpo e a Estrada Velha de Itapecerica.

Piscinão Sharp

As obras de construção do Piscinão Sharp, localizado na área da antiga fabrica da Sharp, foram concluídas no final de 2010. O piscinão Sharp tem capacidade de armazenar 500.000 m³. Esta obra foi executada em parceria entre a Prefeitura e o Governo do Estado por intermédio do Departamento de Águas e Energia do Estado de São Paulo (DAEE). A Prefeitura da Cidade de São Paulo fez a desapropriação do terreno e o DAEE executou a obra. O município de São Paulo é responsável pela manutenção do reservatório.





Deixe seu comentário