Biblioteca Comunitária Djeanne Firmino Campo Limpo

A Biblioteca Marcos Rey Campo Limpo é uma biblioteca comunitária, com co-gestão da comunidade e a coletiva Achadouras de Histórias, sendo espaço de referência no território no a democratização do acesso ao livro e à leitura.

É também um espaço de acolhida e convivência comunitária, difusão artística e cultural e, principalmente, como espaço de ampliação de leitura de mundo, de trocas e, cada vez mais, como um espaço que vem se envolvendo ativamente nas lutas comunitárias do Jd. Olinda e entorno.

Biblioteca Comunitária Djeanne Firmino Campo Limpo

Tem missão é democratizar o acesso ao livro por meio de ações de fomento à leitura e a formação de leitores críticos e conscientes de sua contribuição para uma sociedade mais justa e igualitária. A valorização dos bens culturais locais e a produção artística em geral como forma de transformação de nossas realidades.

Biblioteca Marcos Rey Campo Limpo História

A Biblioteca Comunitária Djeanne Firmino iniciou suas atividades em 2009, pelas mãos do poeta e articulador cultural Robinson Padial (Binho, do Sarau do Binho) e de sua irmã Lola. Alugaram um salão e montaram a biblioteca comunitária juntamente com um brechó, realizando empréstimos de livros e ações de incentivo à leitura. Nasceu aí o primeiro nome de nossa biblioteca: Brechoteca – a união do brechó e a biblioteca.

De 2009 até maio de 2016, a biblioteca esteve situada entre duas favelas da região, – a Itamarati e a Chapenas – precisamente na entrada da favela Itamarati, local de grande circulação e de fácil acesso aos moradores da região, em um galpão particular e alugado pelo Binho e depois mantido pelos projetos desenvolvidos pela coletiva.
Desde 2012 a Coletiva Achadouras de Histórias é a responsável pela gestão do espaço, elaboração e articulação das atividades, tendo como foco as possibilidades de acesso ao livro, à leitura, à ressignificação da leitura de mundo e ação na história, além das ações de fruição artística e de convivência comunitária.

No ano de 2016, com o aumento excessivo do aluguel e a ausência de recursos financeiros para executar o projeto, a Coletiva Achadouras de Histórias se viu obrigada a entregar o imóvel e interromper o funcionamento da Biblioteca. Uma carta aberta expondo a situação de vulnerabilidade foi amplamente ratificada, sensibilizando e mobilizando a comunidade. Neste período, a coletiva deu sequência a realização de mediações de leitura nos becos e vielas próximo ao antigo endereço, para não romper ou se distanciar com os leitores do espaço. Como resultado deste esforço e pela ampla articulação territorial, fomos convidadas a ocupar o espaço da Associação dos Amigos do Jd. Olinda (ASSAJO), espaço comunitário com mais de 30 anos de atuação no bairro e que também é gerido por mulheres da comunidade e que nos acolhe até os dias de hoje.





Neste período, passou a integrar a rede LiteraSampa e a Rede Nacional de Bibliotecas Comunitárias, articulação com foco na incidência política das bibliotecas comunitárias na elaboração e efetivação de leis voltadas a área do livro, leitura, literatura e bibliotecas. Acredita que manter as ações em rede, favorece a ampliação de parcerias e de novas formas de captação de recursos. No entanto, continua sendo grande o desafio de manter nossas atividades em pleno funcionamento, devido ao fato de termos baixíssimo investimento em políticas públicas que abarque a valorização das atividades de formação de leitores promovidas pelas bibliotecas comunitárias.

Em abril de 2018 passou de Brechoteca – Biblioteca Popular para: Biblioteca Comunitária Djeanne Firmino, dando mais sentido identitário a totalidade do trabalho realizado ao longo dessa história, já que presta reverência à Djeanne Firmino, mulher negra, estudante de biblioteconomia e integrante da Coletiva até 2014, quando veio a falecer. Embora esta mudança possa parecer não ser mensurável, o novo nome se traduz na reafirmação de nossa identidade e a valorização das pessoas comuns de significativa contribuição na história deste território.

Vagas Biblioteca Comunitária Djeanne Firmino Campo Limpo – Trabalhe Conosco

Atitude, responsabilidade, resiliência, criatividade, comprometimento para resultado, e saber trabalhar em equipe são algumas competências necessárias para fazer parte do time. Se você tem esse perfil e está em busca de oportunidades em uma empresa líder de mercado envie agora mesmo seu currículo para a Biblioteca Comunitária Djeanne Firmino Campo Limpo.

Horário de Funcionamento Biblioteca Comunitária Djeanne Firmino no Campo Limpo

  • Segunda a Sexta das 14h às 20h

Onde fica, Endereço e Telefone Biblioteca Comunitária Djeanne Firmino no Campo Limpo

  • R. Carandazinho, 50 – Jardim Olinda – São Paulo – SP
  • Telefone: (11) 5843-6852

Mapa de localização





Deixe seu comentário