Encontro animado no Hopistal Campo Limpo encerra Outubro Rosa para Mulheres com Deficiência

Evento marcou o encerramento do Outubro Rosa para Mulheres com Deficiência que garantiu acessibilidade para a realização de exames de mamografia no Hospital Municipal do Campo Limpo

Mães, cuidadoras e mulheres com deficiência retornaram no sábado, 28 de novembro, para receber a devolutiva dos exames de mamografia realizados no Hospital Municipal do Campo Limpo, na zona sul de São Paulo. O encontro cor-de-rosa encerrou com uma onda de apoio e alegria o evento “Outubro Rosa para Mulheres com Deficiência – Reconstruindo a Vida”, parceria entre as Secretarias Municipais da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida, e de Saúde, com a Sociedade Brasileira de Mastologia – SBM e o Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência – CMPD/SP.

Ao todo 58 mulheres realizaram a mamografia. Aquelas que apresentaram alguma alteração no exame foram encaminhadas para o ultrassom e todas serão acompanhadas pela rede municipal de saúde até o final do tratamento, se necessário.

Elizabeth Nascimento, uma das participantes da iniciativa, estava ansiosa para receber o resultado do exame. “Dá aquela leve preocupação, né! Mas como faço o auto-exame, acredito que o diagnóstico foi negativo”, falou sorridente.

Já Maria Assunção, que foi acompanhada de sua filha Talita Gomes, elogiou o atendimento; “Foi maravilhoso realizar o exame aqui no Hospital do Campo Limpo. Todos os atendentes foram atenciosos e delicados, não senti nenhuma dor. Espero que este projeto continue para os próximos anos”, comentou a cuidadora.





Na cerimônia de abertura, a secretária municipal da Pessoal com Deficiência e Mobilidade Reduzida, Marianne Pinotti, descreveu a importância do evento: “Esta ação foi fundamental, pois conseguimos fazer com que mulheres com mais dificuldades cuidassem da saúde, facilitando seu acesso ao exame. Queremos expandir esta ideia para todo o Brasil”, exaltou. “Este evento foi marcante, pois depois de muito diálogo conseguimos elaborar um projeto que abraçasse as pessoas que tem mais dificuldade de se cuidar. Precisamos expandir muito ainda. Por isso vamos pensar em um ‘2016 Rosa’, para fazer com que as mulheres pensem em sua saúde todos os dias no ano”, falou o presidente do Conselho Deliberativo da Sociedade Brasileira de Mastologia, Carlos Alberto Ruiz.

Participaram também a presidente do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência Gersonita de Souza, o coordenador de Saúde da Mulher da Secretaria Municipal de Saúde, Adalberto Kiochi Aguemi, além de toda a equipe do Hospital Municipal do Campo Limpo.

Outubro Rosa para Mulheres com Deficiência – Reconstruindo a vida

O evento, iniciado no dia 3 de outubro, teve como objetivo conscientizar as mulheres – em especial as com deficiência e cuidadoras – sobre a importância da prevenção do câncer de mama e a realização dos exames de rotina para a detecção da doença.





Deixe seu comentário