Campo Limpo e Capão Redondo concentram maior número de assassinatos em São Paulo

Os bairros Parque Santo Antonio, Campo Limpo e Capão Redondo, na zona sul de São Paulo concentram os maiores números de casos de homicídios dolosos – quando há intenção de matar – registrados no primeiro trimestre de 2011 na capital paulista. Juntos, eles somam 39 vítimas de assassinatos até março deste ano.

O número corresponde a 16% do total de vítimas de homicídio doloso na cidade. Ao todo, foram 231 casos registrados na capital no primeiro trimestre de 2011. No Estado, são 1.041 ocorrências deste tipo.

Dos três bairros, Parque Santo Antonio é o que apresenta o maior número de vítimas em 2011. De janeiro a março, 17 pessoas foram assassinadas na região.

Balanço divulgado pela SSP (Secretaria de Segurança Pública) na tarde desta sexta-feira (15) aponta que o Distrito Policial do bairro registrou ainda quatro tentativas de homicídio no primeiro trimestre.

Outros altos índices de violência também são registrados no bairro, como lesão corporal dolosa (175), estupro (8) e roubo (464).

Vizinho ao Parque Santo Antonio, o bairro Campo Limpo, também na zona sul, apresenta o segundo maior número de assassinatos: foram 11 casos registrados no primeiro trimestre de 2011. O 37º DP contabiliza também 11 tentativas de homicídio, além de 19 casos de estupro e 160 registros de lesão corporal dolosa.

Já o Distrito Policial de Capão Redondo tem nove vítimas de homicídio doloso registradas no período. Outras 11 sofreram tentativa de homicídio doloso. O levantamento aponta também 14 casos de estupro além de 623 roubos no 47º DP.





Queda

Quase mil pessoas foram assassinadas no Estado nos três primeiros meses do ano. A informação foi divulgada nesta sexta-feira (15) pela SSP (Secretaria da Segurança Pública) e faz parte da nova estatística de crimes que será divulgada pela pasta

Segundo a SSP, foram registrados 992 homicídios dolosos (com intenção de matar) no Estado no período, o número é 18,9% menor que o registrado no mesmo período de 2010, quando ocorreram 1.224 casos assassinatos em São Paulo.

O índice deste ano corresponde a uma média de 9,52 mortes por grupo de 100 mil habitantes e está abaixo do considerado como patamar epidemiológico pela OMS (Organização Mundial de Saúde), de dez mortes por grupo de 100 mil habitantes. Vale ressaltar que a o índice de OMS leva em consideração o período de um ano e o da SSP é referente a três meses.

Segundo a secretaria, esta é a menor quantidade de assassinatos registrada num primeiro trimestre em São Paulo, desde 1996, quando a SSP começou a fazer a contabilidade dos crimes. A taxa média anual do Brasil é de 25 homicídios dolosos por grupo de 100 mil habitantes, de acordo com a secretaria.

Os dados fazem parte das estatísticas sobre crimes, divulgados a cada três meses pela SSP, e que, a partir desta sexta-feira, passarão a ser divulgados mensalmente e detalhados por distrito policial. O balanço traz dados sobre 18 tipos de crimes de 93 DPs na capital e de mais de 1.300 em todo o Estado.

Fonte: R7





Deixe seu comentário