Córrego Pirajuçara no Campo Limpo

Córrego PirajuçaraO Córrego Pirajuçara - Pirajuçara (em língua tupi palmeiras de rio) é um córrego que corre por dezessete quilômetros no oeste da Região Metropolitana de São Paulo.

Nasce no município de Embu das Artes, passando por Taboão da Serra que através do Córrego Pirajuçara faz limite com o bairro do Capão Redondo no Distrito do Campo Limpo, desaguando em São Paulo, no rio Pinheiros, junto à Cidade Universitária.

Por extensão, dá-se o nome de "Pirajuçara" à região banhada pelo córrego.

O Córrego Pirajuçara é hoje um exemplo do resultado de décadas de contínuo descarte de águas servidas no corpo de água mais próximo, no entanto este procedimento não atende as necessidades das grandes cidades, devido aos corpos de água superficiais
continentais não apresentarem volumes de água suficientes para diluir as grandes quantidades de despejos geradas pelas indústrias e população urbana (Shreve, 1977).

A bacia hidrográfica do Córrego Pirajuçara, afluente pela margem esquerda do Canal Inferior do Rio Pinheiros, possui aproximadamente 18 km de extensão, está localizada no
setor oeste da Região Metropolitana da Grande São Paulo, drenando uma área aproximada de 72 km2.

Sob o aspecto político-administrativo, a bacia abrange os municípios de São Paulo, Taboão da Serra e Embú os quais ocupam na bacia, respectivamente, áreas de 36,5 km2 (50,6 %), 20 km2 (27,7 %) e 15,5 km2 (21,6 %), constituindo-se quase que integralmente de áreas urbanizadas, com predominância de uso residencial (Ostrowsky, 2000).

As áreas densamente ocupadas pelo Córrego Pirajuçara encontram-se especialmente no município de São Paulo com núcleos de uso industrial e comercial, ao longo dos principais eixos viários e rodoviários (DAEE, 1999). Atualmente o córrego tem apresentado aumento de incidência de ocupação irregular em suas margens ou ainda em palafitas localizadas em alguns de seus trechos.

A conseqüência direta desta ocorrência pode ser observada nos períodos de enchente com o prejuízo para a população e diariamente com o aumento de despejos clandestinos de esgotos domésticos e o aumento de resíduos sólidos acumulados no canal, este efeito promove os problemas de origem na baixa qualidade da água no Córrego Pirajuçara.

Fonte: Wikipédia


Gostou do nosso site? Então compartilhe:



 
  Sobre o EncontraCampoLimpo
Fale com EncontraCampoLimpo
Anuncie no EncontraCampoLimpo
Cadastre sua Empresa no EncontraCampoLimpo (grátis)


Termos EncontraCampoLimpo | Privacidade EncontraCampoLimpo


Bandeira da cidade de São Paulo